-
Arquitetos: Pablo Dellatorre, Studio Brava
- Área: 270 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
-
Fabricantes: ANODAL, AutoDesk, Chaos Group, FV, Knauf, Lumion, Masisa, Trimble Navigation, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra fica localizada em Jesús María, cidade a cerca de 50 km da capital Córdoba, em um terreno cercado por uma floresta de eucaliptos. Desenvolvida em um único nível em uma tipologia em formato de H, em um ambiente lúdico, esta massa de tijolos aparentes se destaca das casas tradicionais e clássicas que são suas companheiras de bairro. O lote faz fronteira com vizinho em apenas um de seus lados, de modo que o projeto foi pensado para ter visibilidade de 360º.
Um projeto concreto, lógico e funcional. A entrada fica no centro da fachada principal, com um grande plano fixo que permite uma vista do pátio central, confundindo a percepção do que está dentro e o que está fora. Sim, a parede de tijolos cruza a casa sem permissão para cobrir este coração verde voltado para a galeria, que por sua vez foi projetada para se abrir completamente e apagar definitivamente este limite dentro/fora. O hall de entrada torna-se o elo entre a área privada e a social, sendo a última diferenciada pelo grande pé direito sob sua laje de concreto aparente.
O exterior da casa foi completamente revestido em tijolo aparente que tiveram sua fabricação encomendada a artesãos locais. Cada bloco passou por um controle de qualidade antes de ser assentado nas fachadas, que são as verdadeiras protagonistas do projeto. Foi realizada uma triagem uniforme, e a partir disso um movimento harmonioso que se aproveita dos jogos de luz e sombra a partir da iluminação natural, fazendo as sensações mudarem, como em uma obra de arte imersiva. Com um estilo industrial moderno, esta casa de 270 metros quadrados propõe um estilo de vida descontraído, com materiais nobres e locais que permitem que ela seja desfrutada com manutenção zero.